Lasanha bolonhesa com molho béchamel
4 Doses
Ingredientes (Lasanha):
500g de carne picada
1 lata pequena de cogumelos (pode ser substituído por 100g de cogumelos frescos)
1 cebola média
1 dente de alho
1 cenoura média
1 colher de sopa de margarina
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de salsa picada
3 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de vinho branco
2 dl de caldo de cubo de carne (1 cubo knorr de carne dissolvido em 2dl de água)
0,5 dl de natas de culinária
queijo ralado
Sal, pimenta e oregãos q.b.
Folha(s) de lasanha (convém ter sempre uma caixa de folhas de lasanha, porque a quantidade de folhas usada depende do tamanho da assadeira utilizada)
Preparacão (Carne):
Pique finamente os cogumelos frescos, a cebola, o dente de alho e a cenoura e aloure tudo no azeite e na margarina durante cerca de 10 minutos. Junte a carne picada e deixe alourar.
Quando a carne estiver cozinhada de forma uniforme, adicione a salsa picada, a polpa de tomate, o vinho branco e o caldo de carne. Deixe cozer em lume brando durante cerca de 15 minutos. Depois junte as natas, tempere com sal, pimenta e oregãos e deixe cozer durante 10 minutos. Retire do lume.
Molho bechamel (se não desejar fazer o molho bechamel caseiro, pode sempre comprar em pacote no supermercado. Na minha opinião, o molho bechamel caseiro e muito menos enjoativo, e mais fácil de espalhar na lasanha e o tempo de confecção é muito rápido)
Ingredientes:
5dl de leite
40g de margarina
40g de farinha
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b
Preparacão:
Derreta num tacho a margarina e, quando esta estiver derretida, junte a farinha aos poucos e mexa com um batedor, de forma a não formar grumos. Adicione o leite aos poucos mexendo energicamente. Vá mexendo o molho até que este engrosse. Convém o molho não ficar nem muito grosso, nem muito liquido. Quando estiver no ponto, tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Montagem da Lasanha:
Mergulhe as folhas de lasanha, 4 de cada vez, em água abundante temperada com um pouco de sal e, quando estiverem amolecidas, retire-as e escorra-as num pano húmido.
Unte a assadeira com margarina se desejar e coloque uma camada fina de molho bechamel.
Cubra o fundo da assadeira com as folhas da lasanha, mesmo que seja necessário partir folhas de massa a meio.
Coloque em primeiro lugar uma camada de carne escorrida com uma escumadeira (não coloque o molho da carne) e depois uma camada de molho bechamel e polvilhe com 1 colher de sopa de queijo ralado.
Repita as operações até esgotar a carne e termine com uma camada de lasanha regada com molho béchamel e polvilhe com queijo ralado e, se desejar, também pode polvilhar com um pouco de oregãos. É importante que o molho bechamel cubra completamente as folhas de lasanha nesta ultima camada, para que estas não fiquem duras ou torradas quando forem ao forno.
Por fim, leve a gratinar no forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.
Está pronta!
Podem sempre fazer esta receita em maior quantidade, montar as lasanhas em tabuleiros de alumínio e congelá-las. Assim quando tiver vontade de comer uma lasanha, basta retirar a lasanha do tabuleiro de alumínio, coloca-la numa assadeira e levar ao forno. Se fizer isto, é importante que só a ponha no forno quando estiver descongelada.
Sem comentários:
Enviar um comentário